28 pessoas detidas em operação de tráfico de seres humanos

Pelo menos 28 pessoas foram detidas no Alentejo (Portugal). No âmbito do combate de ao tráfico de seres humanos. 

- Atualizado: 22 nov 2023 às 11:44

Pelo menos 28 pessoas foram detidas no Alentejo (Portugal). No âmbito do combate de ao tráfico de seres humanos.

Mas também, os suspeitos, integram uma estrutura criminosa dedicada à exploração do trabalho de cidadãos imigrantes.

E na sua maioria, aliciados nos seus países de origem, tais como, Roménia, Moldávia, Ucrânia, Índia, Senegal, Paquistão, entre outros, para virem trabalhar em explorações agrícolas naquela região do nosso país.

Mas, numa operação, foram detidas 28 pessoas. Numa conferência de imprensa mais tarde, a PJ revelou que em causa estava pelo menos uma centena de imigrantes vítimas de exploração em propriedades agrícolas do Baixo Alentejo.

Mas também, “Voltámos a detectar problemas de sobrelotação. Pessoas a viver em condições com muita falta de higiene. Uma casa de banho para 20 pessoas. Portanto, começámos a perceber bem como é que as pessoas conseguem viver nestas condições”, descreveu inspectora Manuela Santos.

Os suspeitos, além do tráfico de seres humanos, devem responder ainda por associação criminosa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

Esta realidade de efeitos negativos da globalização pode ser observada com maior ênfase nos países em desenvolvimento. É nestes países que as multinacionais criam modelos de crescimento económico que não respondem cabalmente às necessidades sociais das comunidades onde estão implantados os empreendimentos.

About Candida Meque

close
-->