A seleção feminina de futebol de Espanha, envolta em polémica desde a conquista do título mundial

A seleção feminina Iniciou hoje a preparação dos jogos da Liga das Nações, com seis das 23 convocadas a juntarem-se em Madrid.
Na segunda-feira, pouco depois de Montse Tomé, a nova selecionadora, ter incluído 15 campeãs do Mundo – após 21 das 23 terem renunciado – na lista de convocadas, as futebolistas reagiram, em comunicado.
No documento, as futebolistas internacionais reafirmaram a sua “vontade de não ser convocadas por motivos justificados” para a seleção, declinando assim a chamada de Montse Tomé, que deixou fora das eleitas Jenni Hermoso.
A selecionadora justificou a ausência da jogadora que esteve no centro da polémica iniciada com o beijo do então presidente federativo, Luis Rubiales, com a necessidade de “proteger do ruído mediático” a capitã da equipa que conquistou o Mundial.
Hermoso, que já se juntou à sua equipa no México, respondeu entretanto à selecionadora, questionando: “Querem proteger-me de quê, ou de quem?”.
A seleção espanhola vai concentrar-se Oliva, Valência, para preparar a campanha da Liga das Nações, que apura para os Jogos Olímpicos Paris2024, frente à Suécia, em Gotemburgo, na quarta-feira, recebendo depois, em 26 de setembro, a Suíça, em Córdoba.
Sigam-nos no Facebook