DESPORTO

Amorim junta-se a Conceição e mandam farpas ao VAR do FC Porto-Arouca

Publicado:

O Sporting clube de Portugal efetua um comunicado em torno a polemicas envolvendo o VAR do jogo FC Porto-Arouca.
© Getty Images
Publicidade

Depois de Conselho de Arbitragem da FPF, FC Porto, Benfica e Altice, agora também o Sporting emitiu um comunicado sobre o incidente com o VAR no FC Porto-Arouca, partida da quarta jornada da Liga Betclic.

De certeza, veja aqui uma reescrita do comunicado:

O Sporting Clube de Portugal emitiu um comunicado em prol da urgência de tomar medidas necessárias para restaurar a imagem do futebol português.

Publicidade

Após o Conselho de Arbitragem da FPF, o FC Porto, o Benfica e a Altice, agora também o Sporting decidiu se pronunciar sobre o incidente envolvendo o VAR no jogo entre o FC Porto e o Arouca, na quarta rodada da Liga Betclic.

O clube leonino começa por expressar sua preocupação com os eventos peculiares que ocorreram no referido jogo, alegando que esses acontecimentos colocaram o futebol português em situação de ridículo perante a comunidade internacional, o que é lamentável.

O Sporting também faz referência ao comportamento repetitivo de certos atores envolvidos, sugerindo indiretamente o FC Porto como um dos protagonistas desse comportamento.

Publicidade

O comunicado menciona que, durante os acréscimos, ficou evidente a simulação de três faltas inexistentes que poderiam influenciar erroneamente a decisão da equipe de arbitragem. Tal conduta é classificada como antidesportiva e demonstra uma falta total de respeito pelos árbitros e outros jogadores.

O comunicado enfatiza a necessidade de punir imediatamente esse tipo de comportamento, de acordo com as regras e regulamentos do jogo, para manter a integridade da competição.

Além disso, o comunicado ressalta a importância de investigar detalhadamente a falha de energia no sistema VAR durante um momento crucial da partida.

Publicidade

Para evitar que os árbitros sejam influenciados negativamente por pressões e intimidações recorrentes por parte de jogadores, equipes técnicas e dirigentes, o Sporting CP enfatiza a importância de aplicar punições adequadas e sérias para esses comportamentos.

O clube compromete-se a defender a integridade do jogo e a lutar contra qualquer comportamento que não contribua para o cumprimento das regras em campo.

O Sporting também expressa sua satisfação pela decisão do Conselho de Arbitragem de divulgar as comunicações do VAR mensalmente e espera que, no futuro, essas comunicações sejam em tempo real, como no rugby.

Publicidade

Além disso, o clube aguarda com grande expectativa os desenvolvimentos relacionados à proposta de criação de um órgão independente de arbitragem e faz um apelo para que todos que compartilham dessa visão se unam em prol desse objetivo.

O comunicado encerra com a famosa citação: “Para que o mal triunfe, basta que os bons fiquem de braços cruzados”.

Publicidade
Publicidade

- 2023