DESPORTO

Bomba: treinador famoso da Europa reconhece e manda farpas ao Sérgio Conceição

Publicado:

Patrick van Leeuwen, treinador do Shakhtar
© Getty Images
Publicidade

Patrick van Leeuwen treinador do Shakhtar

“Temos de buscar as nossas chances. FC Barcelona e FC Porto são, provavelmente, os dois favoritos do grupo. Por isso, os nossos jogadores vão precisar de imensa força e de concentração para se prepararem. O Antuérpia é estreante na Liga dos Campeões e de certeza que também vai querer demonstrar as qualidades que apresenta, tal como nós”, esclareceu o técnico, em declarações reproduzidas pelo sítio oficial dos ‘mineiros’ na Internet.

O Shakhtar Donetsk, devido à invasão da Rússia à Ucrânia, está impedido de realizar jogos de competições europeias em seu próprio país. Na temporada 2022/23, a equipe jogou como mandante em Varsóvia, capital da Polônia. Nesta temporada, por sua vez, irá atuar como time da casa em Hamburgo, na Alemanha.

“Iremos lutar em cada jogo e em todas as oportunidades que tivermos para que o nosso clube continue a ter um bom desempenho a nível internacional, para que estes jogadores se desenvolvam e para que possamos continuar a competir na Europa”, salientou Patrick van Leeuwen, que tinha sido o coordenador e diretor da academia do campeão ucraniano entre 2006 e 2013 e foi designado neste verão como substituto do croata Igor Jovicevic.

Publicidade

O capitão do Shakhtar Donetsk, Taras Stepanenko, expôs grande satisfação com o sorteio e considerou-o “muito favorável”. E ele também reconheceu que existem todas as oportunidades para competir e avançar até as oitavas de final da competição. Stepanenko revelou que acreditava que sua equipe se cruzaria com o FC Porto.

“Sinceramente, há algum tempo que não assisto aos jogos deles. Sei que tiveram alguns problemas na temporada anterior. Penso que não é uma equipa muito estável e, por isso, será fácil defrontá-la. Como pudemos constatar, o Benfica tem bons períodos de vez em quando. No geral, as equipas portuguesas e todo o futebol português possuem jogadores habilidosos. Dá para conseguir resultados [positivos] contra eles, até porque foi isso que aconteceu de cada vez que jogámos com FC Porto, Benfica ou Sporting de Braga”, frisou o médio internacional ucraniano, de 34 anos, que está vinculado ao clube há 11 épocas.

Salientar que o FC Porto foi vencedor das edições de 1986/87 e 2003/04 da Liga dos Campeões, está se preparando para sua 27ª participação na competição, marcando a quarta consecutiva. Seu primeiro jogo nesta 69ª edição da Liga dos Campeões está agendado para os dias 19 ou 20 de setembro. A fase de grupos, composta por seis rodadas, ocorrerá até 12 e 13 de dezembro. A grande final para esta edição está programada para acontecer no dia 01 de junho de 2024, no Estádio de Wembley, isso em Londres.

Publicidade
Publicidade