Conheça a nova arma secreta de Sérgio Conceição para o ataque

Por:

//

Conceição lapidou Galeno e brasileiro tornou-se numa ‘arma’ temível

Extremo contratado ao Sporting de Braga no ano passado está a assinar uma das épocas mais goleadoras da sua carreira. Velocidade tem sido uma dor de cabeça para os adversários.

Costuma-se dizer que um bom reforço é aquele que chega, vê e vence ao serviço do clube pelo qual foi contratado. Mas Wenderson Galeno não foi exemplo disso, pelo menos até esta época, na qual se está a afimar-se como uma aposta muito válida por parte do treinador Sérgio Conceição.

Recrutado ao Sporting de Braga para uma nova passagem pelos azuis e brancos a meio da época passada, o brasileiro teve como missão fazer esquecer Luis Díaz, transferido para o Liverpool em janeiro do ano passado, mas a verdade é que o extremo canarinho esteve longe no seu melhor no regresso ao Dragão depois de excelentes épocas em Braga.

Os 24 golos em três épocas ao serviço do Sporting de Braga eram um vistoso cartão de visita para Galeno, mas o extremo pouco se mostrou na reta final da época passada, com apenas um golo em 18 jogos nesta ‘segunda vida’ com a camisola do FC Porto. Mas tudo haveria de mudar da época passada para esta temporada.

Brasileiro é ‘arma terrível’ para os adversários

Com apenas meia época realizada, o camisola 13 dos azuis e brancos já aponta à temporada com mais golos desde que é futebolista profissional. Autor de um dos remates certeiros na vitória de quarta-feira diante do Gil Vicente, que confirmou a passagem à final four da Taça da Liga, o brasileiro alcançou os 10 golos em 2022/23, sendo a terceira vez que atinge a dezena de golos na carreira.

Na mira do extremo de 25 anos, que marcou pelo segundo jogo consecutivo ao serviço do FC Porto, está o recorde de 13 golos, atingido precisamente com a camisola dos azuis e brancos em 2016/17, mas na equipa B.

A velocidade de Galeno é uma das suas características mais desconcertantes e prova disso é que os adversários têm muitas dificuldades em travá-lo nas arrancadas individuais, socorrendo-se de faltas para impedir o brasileiro de se aproximar da área adversária. Ainda na quarta-feira, o gilista Danilo Veiga viu um segundo amarelo, e respetivo vermelho, por fazer uma falta sobre Galeno quando este seguia em ‘modo TGV’ para a área contrária.

Com contrato com os azuis e brancos até junho de 2027, Galeno é mesmo um dos melhores marcadores da equipa às ordens de Sérgio Conceição. É apenas superado pelo iraniano Mehdi Taremi, que já anotou 15 golos esta época.

About Sabatian

Sebastian Augusto é editor-chefe do Today News Sport, desde 2020, responsável pela curadoria de conteúdos para Portugal e Brasil. É especialista em no futebol da liga portuguesa. Realizou curso de SEO content e holístico com o jornalista brasileiro Igor Juan, correspondente do Metrópoles em Brasília e CEO do Jornal Correio do Interior.