Elogiado por Rúben Amorim após o jogo com o Rio Ave, Dário Essugo continua a ganhar créditos junto do treinador sportinguista. Com efeito, o jovem (17 anos), médio defensivo tem aproveitado bem a ausência de Ugarte no plantel por causa do Mundial e a verdade é que nunca jogou tanto, nem consecutivamente pelo plantel principal.
Foi titular no jogo com o Farense e voltou a sê-lo frente ao Rio Ave, embora sem completar os 90 minutos (no primeiro jogo foi rendido ao intervalo e após ver amarelo, por Sotiris; no segundo jogou 72’ até dar o lugar ao inquestionável Ugarte).
A espaços, o médio vai-se afirmando no plantel principal e as respostas que tem dado (nos treinos e nos jogos) têm agradado ao treinador, que pode mantê-lo a trabalhar no plantel principal, antes de equacionar possível empréstimo em 2023/2024 para que possa crescer e jogar com maior regularidade e num patamar mais competitivo que a Liga 3.
Depois das estreia em 2020/2021 (V. Guimarães), na época passada jogou com Arouca e Ajax e nesta já soma quatro jogos. Além dos dois na Taça da Liga, foi opção com E. Frankfurt e titular com o Arouca.