No próximo dia 15 de maio, passará um ano desde o último jogo oficial de Ricardo Quaresma. O Mustang fez 19 minutos no 5-0 do Vitória ao Gil Vicente, antes de abandonar Guimarães. Aos 39 anos, e sem competira há um ano, poder-se-ia pensar que o fim da carreira é um capítulo definitivo. Mas, talvez não.
Quaresma continua motivado para fazer «pelo menos mais um ano». Ricardo Quaresma Total 782 Jogos 50489 Minutos 122 167 10 6 2x ver mais �«Eu tenho na mente que ainda dá para continuar», afirmou o extremo, à margem da homenagem feita pelo Sporting ao eterno Manuel Fernandes.
A idade chega a todos e temos de saber o nosso ambiente. Sinto-me em condições para fazer mais um ano e depois despeço-me do futebol.» Ricardo Quaresma assegura que o futebol estará «sempre» na sua vida e assume estar «motivado» pelo exemplo de Pepe que, aos 40 anos, renovou com o FC Porto. «Fico feliz por ele. Já disse isto várias vezes, ele tem a idade que tem e continua a ser um dos melhores centrais do mundo. Quem o conhece sabe que é um animal e é impressionante como, aos 40 anos, ainda corre ao lado de grandes jogadores», elogiou o homem celebrizado pelas trivelas, 80 vezes internacional por Portugal e campeão da Europa em 2016. Apesar de marcar presença num evento leonino, Quaresma reafirmou o seu portismo.
Um exemplo de quem sabe estar de bem com a vida e com os dois principais emblemas da carreira, a par do Besiktas. «Sempre respeitei o Sporting, foi onde eu cresci. Abriu-me as portas para o mundo do futebol. Sempre me trataram como um filho e acho que me ficava mal cuspir num prato onde já comi», reafirmou o ainda futebolista. «Toda a gente sabe que eu sou portista, o FC Porto é o meu clube do coração e um clube que aprendi a amar, mas o Sporting vai estar sempre no meu coração, porque foi onde eu cresci, onde me ensinaram a ser jogador e a ser homem.» Ricardo Quaresma representou o FC Porto em seis temporadas (225 jogos/50 golos), mas foi no Sporting que fez a formação e a transição para o futebol sénior (74 jogos/10 golos de 2001 a 2003). Convidado a analisar a Liga 22/23, Quaresma afirmou estar a sentir «o Benfica a tremer».