CULTURA

FACTOS SOBRE OS RITOS DE INICIAÇÃO EM MOÇAMBIQUE!

Publicado:

Diário de um sociólogo
Publicidade

Os ritos de iniciação e a cultura são um dos maiores patrimónios da sociedade. Os valores morais, os costumes e hábitos fazem parte de uma grande partilha de conhecimento.

Quero dizer que a cultura será a partilha de conhecimento, de geração para geração.

Antes de conhecermos o mundo, é necessário que conheçamos o nosso país.  E por essas razões hoje conheceremos uma das culturas da zona norte de Moçambique.

Publicidade

Ritos de iniciação Masculina e Feminina

Nampula a zona mais populosa de Moçambique, nela existem varias culturas interessantes,

Sendo assim hoje iremos conhecer uma das tradições praticadas com frequência em Nampula conhecida como Ritos de iniciação (Masculina e Feminina).

Os ritos de iniciação são práticas de boas maneiras, porque visam preparar os adolescentes para a vida adulta.

Publicidade

Vantagens do Ritual tradicional em Moçambique

  1. Os ritos de iniciação ensinam os adolescentes a lhe dar de uma boa maneira com a nova mudança do seu corpo. Outrossim existem alguns adolescentes que não apresentam nenhuma mudança;
  2. Os ritos de iniciação ajudam na preparação do adolescente para a vida adulta das seguintes maneiras:                                                                Cuidar do seu lar (filhos, esposa/o, casa e etc.)
  3. Os ritos servem como uma pequena espécie de casamenteiro, pois os jovens aprendem a prática de boas maneiras neste ritual e, de certa forma eles têm colocado isso em prática assim que podem. É de conhecer de muitos  que tudo que tem vantagem também tem suas desvantagens.

Loja Rádio Popular abre 52 vagas de empregos em Contratação imediata

 Impactos negativos dos ritos de iniciação em Moçambique

  1.  Fraco aproveitamento pedagógico (nos tempos remotos e nos dias actuais os ritos de iniciação Masculina e Feminina são feitos em grandes matas e num longo período de tempo, tempo este que seria útil para estudarem e se calhar brincar)
  2. União  prematura( pelo motivo deles serem submetidos a um processo de preparação para a vida adulta antes de atingirem os 18 anos de idade, isto vai contribuir para o crescimento da taxa da união prematura)
  3. Aumento de pobreza ( devido ao baixo nível de escolaridade, uns utilizam como a sua fonte principal de renda a agricultura)
  4. Aumento da taxa de natalidade (em alguns momentos os ritos, levam alguns adolescentes/jovens a se unirem maritalmente antes que os mesmos tenham um emprego ou então uma vida estável)

Ritos de iniciação em Moçambique é uma das grandes práticas culturais típicas da zona norte, que será difícil de ser abandonada mas ainda assim esta tradição pode trazer vários riscos para a vida dos adolescentes.

”Um homem que conheci a sua cultura é um homem rico de conhecimento”.

Visite a nossa página do Facebook  

Publicidade