FC Porto à beira do colapso na Europa? Sporting pode servir de inspiração
Os dragões ainda não somaram qualquer ponto na presente edição da Liga dos Campeões, mas a esperança, e a comparação com outros casos (maioritariamente internacionais), podem fazer o FC Porto ainda sonhar com os ‘oitavos’.
O FC Porto sofreu, na terça-feira à noite, uma das noites mais agónicas da sua história. A debacle diante do Club Brugge fez soar os alarmes no Dragão e abriu uma enorme janela de preocupação.
Os dragões sofreram quatro golos sem resposta e continuam ainda sem ‘cheirar’ qualquer ponto na presente edição da Liga dos Campeões.
Para encontrarmos um início tão fatídico dos dragões, na maior prova continental, temos de recuar até à época 2005/06 e, antes disso, à temporada 1997/98. Ha 17 anos, os azuis e brancos, então liderados por Co Adriaanse, arrancaram a fase de grupos com desaires diante de Rangers (2-3) e Artmedia Bratislava (2-3), num Grupo H onde o FC Porto acabaria por falhar os ‘oitavos’, após contabilizar três derrotas, dois empates e apenas uma vitória.
Porém, e apesar do futuro europeu parecer pouco sorridente, há casos de remontadas épicas a que os pupilos de Sérgio Conceição ainda se podem agarrar como sinal de esperança. O último desses exemplos vem de Alvalade, onde o Sporting, na temporada transata, depois de inicar a fase de grupos com duas derrotas foi capaz de chegar à última ronda já com o apuramento para os ‘oitavos’ no bolso. A dupla jornada frente ao Leverkusen enquadra-se então num cenário do ‘tudo ou nada’, onde os seis pontos são vitais para o dragão poder continuar a respirar.
No presente século já assistimos a 12 casos de sucesso, em que tudo começou de forma bem negra, mas acabou com um sorriso de ‘orelha a orelha’. Será o FC Porto a 13.ª equipa a figurar na fotogaleria dos bem-sucedidos?