Fernando Santos revoluciona o onze mas Cristiano Ronaldo continua no banco

Por:

//

A questão que se apresenta neste momento e talvez a que mais intriga, recai sobre a dúvida do ‘onze’ inicial que Fernando Santos vai escolher para defrontar Marrocos.

Contra a Suíça, a equipa titular foi esta:

Diogo Costa; Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphaël Guerreiro; William, Otávio e Bernardo Silva; Bruno Fernandes, João Félix e Gonçalo Ramos.

Suplentes: Rui Patrício, José Sá, João Palhinha, Cristiano Ronaldo, André Silva, Rafael Leão, Vitinha, João Mário, Rúben Neves, João Cancelo, Ricardo Horta, Matheus Nunes e António Silva.

Deve o mesmo ‘onze’ entrar em campo no sábado contra Marrocos, ou será aconselhável fazer algumas alterações, que não incluem, necessariamente, Cristiano Ronaldo?

É uma certeza: Gonçalo Ramos vai continuar no onze

Gonçalo Ramos deverá continuar no onze inicial no jogo de amanhã frente a Marrocos. Será sempre uma decisão difícil de tomar para a equipa técnica liderada por Fernando Santos, dado o peso tremendo que Cristiano Ronaldo tem na Seleção Nacional, mas os três golos do jovem jogador do Benfica colocam-no um passo à frente do capitão de Portugal. Tal como disse José Peseiro, em entrevista no Catar a A BOLA, «não é fácil voltar a sentar o Cristiano, tal como não é fácil colocar agora o Gonçalo no banco».

Gonçalo Ramos tem golo e faz, além disso, algo que, de momento, Ronaldo está a sentir mais dificuldades: jogar fora da área, promover diagonais e trazer adversários junto dele. Há, porém, uma questão igualmente interessante. De que forma, sendo Marrocos uma Seleção hiperprotetora da sua própria baliza, será importante, talvez até decisivo, ter um homem na frente de ataque que seja forte e poderoso no jogo aéreo? Importante será sempre, embora talvez seja ainda mais preciso poder ter alguém mais móvel na frente, como é, sem discussão, Gonçalo Ramos comparativamente ao (atual) Ronaldo.

Por outro lado, entrando o capitão após, por exemplo, os 60 minutos, com os adversários já desgastados e menos focados mentalmente, abrir-se-á espaço para que as suas qualidades possam ser determinantes. O seu rendimento físico, menor do que costuma ser devido, em grande parte, à ausência de uma pré-época com cabeça, tronco e membros, poderá equiparar-se ao dos adversários caso CR7 entre durante a segunda parte e não, como temos estado habituados, sempre como titular.

About Sabatian

Sebastian Augusto é editor-chefe do Today News Sport, desde 2020, responsável pela curadoria de conteúdos para Portugal e Brasil. É especialista em no futebol da liga portuguesa. Realizou curso de SEO content e holístico com o jornalista brasileiro Igor Juan, correspondente do Metrópoles em Brasília e CEO do Jornal Correio do Interior.

Leia também