Finalmente: Jogador do Sporting surpreende e é convocado para a seleção

Por:

//

Defesa-direito espanhol está num bom momento de forma ao serviço dos verde e brancos e pode sonhar com uma presença no Mundial’2022, prova para a qual está pré-convocado.

É caso para dizer que o ‘velho’ Pedro Porro está de volta. O lateral-direito iniciou a época como titular na equipa orientada por Rúben Amorim, mas uma lesão num jogo-treino a meio de setembro afastou o espanhol dos eleitos do jovem treinador leonino durante cerca de um mês.

Porro lesionou-se no encontro diante do Vilafranquense e abriu a porta da titularidade a Ricardo Esgaio, que não foi capaz de estar à altura do que o espanhol já demonstrou de leão ao peito, com exibições que justificaram o investimento de oito milhões de euros feito na contratação definitiva de Porro ao Manchester City no verão passado.

Debelado a traumatismo no joelho direito, que o afastou dos jogos no final de setembro e início de outubro, Porro reapareceu nos eleitos na receção ao Marseille (franceses venceram por 0-2) e, desde então, tem subido de forma e sido um dos jogadores mais consistentes no esquema de Rúben Amorim.

Espanhol com números ao nível dos ‘rivais’ na seleção

Apesar de ainda não se ter estreado a marcar nesta temporada, Pedro Porro já contribuiu com cinco assistências para golo, a última das quais na receção deste sábado ao Vitória SC. Titular na partida com os vimaranenses, o defesa espanhol foi uma das figuras em destaque na partida, assistindo para um dos dois golos do inglês Marcus Edwards.

Este crescimento de forma coloca, naturalmente, Pedro Porro à porta dos eleitos de Luis Enrique para o Mundilal’2022, que começa no final deste mês de novembro no Qatar, ele que até já é internacional espanhol – foi titular na vitória (1-2) sobre a Geórgia, na fase de qualificação para o Mundial.

Ao contrário do que escreveu a imprensa espanhola, o jogador do Sporting está mesmo nos 55 pré-convocados de Luis Enrique para o Campeonato do Mundo, lista que reduzirá a 26 jogadores nos próximos dias.

Ainda que não seja uma escolha habitual de Luis Enrique para a seleção do país vizinho, a verdade é que Pedro Porro é mesmo um dos laterais-direitos espanhóis com melhores números na presente temporada desportiva. Dani Carvajal e César Azpilicueta são os habituais escolhidos pelo selecionador da ‘La Roja’, mas o jogador do Sporting não fica nada atrás do que estes dois jogadores têm feito até agora.

Pedro Porro leva, até ao momento, 15 jogos nas pernas, uma sequência em que já fez cinco assistências. Azpilicueta tem o mesmo número de encontros ao serviço do Chelsea, mas não tem sido o titular absoluto dos blues, uma vez que tem dividido o lugar no onze com o inglês Reece James.

Por seu turno, Carvajal tem 17 jogos com a camisola do Real Madrid nesta época, contando ainda com três assistências para golo e mais presença no onze inicial dos que os outros dois nomes acima referidos. Um outro atleta que pode surgir nesta lista de 55 pré-convocados é o de Arnau Martínez. Com apenas 19 anos, o jovem tem estado em bom plano ao serviço do Girona – dois golos em dez jogos -, mas pode ter contra si o facto de nunca ter sido chamado por Luis Enrique aos trabalhos da seleção nacional.

A lista final do selecionador espanhol será conhecida no próximo dia 11 de novembro. E é certo que Pedro Porro é um dos nomes na corrida por um dos 26 lugares no Mundial’2022.

About Sabatian

Sebastian Augusto é editor-chefe do Today News Sport, desde 2020, responsável pela curadoria de conteúdos para Portugal e Brasil. É especialista em no futebol da liga portuguesa. Realizou curso de SEO content e holístico com o jornalista brasileiro Igor Juan, correspondente do Metrópoles em Brasília e CEO do Jornal Correio do Interior.