O FC Porto não foi além de um empate diante do Inter (0-0) no Dragão, esta terça-feira, e foi afastado da Liga dos Campeões, interrompendo a ‘bella storia d’amore’ de Sérgio Conceição ao eliminar equipas italianas.
O ambiente nas bancadas prometia e tinha tudo para ajudar o FC Porto a contrariar os efeitos da derrota da primeira mão em Milão (1-0), mas as dificuldades foram bem visíveis, perante um adversário com a lição estudada para ‘tombar’ a receita de reviravoltas dos dragões em eliminatórias europeias.
Num primeiro tempo equilibrado, o FC Porto foi protagonista dos melhores lances, sobretudo um de insistência concluído por Evanilson, mas também a equipa de Inzaghi assustou Diogo Costa nos contra-ataques rápidos e oportunos, com destaque para a ausência de centenas de adeptos italianos ‘barrados’ à entrada do estádio.
O tempo começou a escassear gradualmente na segunda parte e, apesar dos riscos tomados por Sérgio Conceição, a equipa azul e branca não encontrou o tão desejado caminho do golo, ainda que não tenha sido por falta de oportunidades.
De forma flagrante, Taremi e Grujic viram os seus remates serem travados pelos ferros já em tempo de descontos, numa eliminatória em que a bola teimou em não entrar na baliza do Inter.
Sérgio Conceição não aplicou a lógica recente frente a conjuntos italianos – com registo 100% vitorioso em casa – e viu o FC Porto ficar pelo caminho nos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, não acompanhando o Benfica para a fase seguinte.