DESPORTO

Rejeitados pelo Benfica dupla do FC Porto estão prestes a se vingar de atitude que ninguém conseguiu engolir

Publicado:

Fábio Cardoso e David Carmo,
© Getty Images
Publicidade

Fábio Cardoso e David Carmo, produtos da formação do Benfica, estão prestes a assumir papéis cruciais no centro da defesa do FC Porto no aguardado Clássico desta sexta-feira.

Este confronto entre as duas equipes promete uma dose extra de intensidade devido a um potencial sabor de “vingança”.

Com a ausência de Iván Marcano por um longo período e a recente derrota de Pepe, que provavelmente vencerá de fora do jogo na Luz, Fábio Cardoso e David Carmo deverão formar a dupla central da defesa dos Dragões.

Publicidade

Esta combinação já se mostrou eficaz no último sábado, quando o FC Porto derrotou o Gil Vicente por 2-1, com um triunfo nos minutos finais.

A possibilidade de uma “vingança” na Luz está relacionada com o facto de ambos os jogadores terem passado pela formação do Benfica, embora em momentos diferentes, sem nunca terem jogado pela equipa principal do clube.

David Carmo, apesar de ter-se destacado na academia do Sporting de Braga, representou os iniciados do Benfica entre 2011 e 2013. Por outro lado, Fábio Cardoso passou quase tantos anos na formação do Benfica quanto na sua carreira profissional, tendo estado nas camadas jovens entre 2006 e 2012, antes de chegar à equipa B. Posteriormente, saiu por empréstimo para o Paços de Ferreira em 2015.

Publicidade

Independentemente do tempo que passaram no Benfica ou das situações em que deixaram o clube, David Carmo, com 24 anos, e Fábio Cardoso, com 29 anos, certamente têm em mente as suas experiências no emblema da Luz, e a possibilidade de brilhar contra o seu antigo clube acrescenta um elemento intrigante ao Clássico.

As competições de jogadores experientes abriram oportunidades para Carmo e Cardoso, que tiveram um sucesso relativo nas suas atuações em várias competições, embora não sejam habitualmente as primeiras escolhas para a titularidade.

Desde que ingressou no FC Porto na época passada, David Carmo já foi titular num confronto com o Benfica na época passada (derrota por 0-1, em outubro de 2022). Enquanto isso, Fábio Cardoso, com um ano a mais no clube, foi titular em dois jogos consecutivos contra o principal rival na final de 2021, ambos com vitórias do FC Porto por 3-0 e 3-1.

Publicidade

Agora, resta esperar para ver se a ausência de Pepe será realmente significativo para Sérgio Conceição e se a dupla com histórico no Benfica terá a oportunidade de brilhar na Luz, mas desta vez com a camisola do FC Porto. A possibilidade de uma “vingança” está no ar, e o Clássico promete ser eletrizante.

Publicidade