Sexta pior seleção europeia do ranking FIFA está a uma vitória do Euro’2024.
Esta segunda-feira poderá vir a ficar marcada na história da Moldávia e do próprio Europeu de 2024, já que a seleção daquele país, um dos mais pobres da Europa, precisa apenas de uma vitória para garantir um apuramento histórico para a fase final do torneio.
Atual quarta classificada do Grupo E de qualificação para o Euro, com dez pontos, caso a Moldávia vença em casa da Chéquia (12) irá ultrapassá-la no segundo lugar e ganhar um lugar no torneio, sendo que a Polónia (terceira, com 11), já realizou todos os seus jogos, estando fora das contas.
A possibilidade de a seleção poder qualificar-se para um Campeonato da Europa ganha especial contorno quando se repara na sua classificação atual no ranking FIFA: ocupa a 157.ª posição, a sexta pior entre nações europeias, estando apenas à frente de Andorra, Malta, Liechtenstein, Gibraltar e San Marino.
Tudo ainda se torna mais impressionante quando se tem a conta a prestação moldava na Liga das Nações deste ano, onde competiu na Liga D, juntamente com Andorra, Liechtenstein e Letónia, e não conseguiu garantir a subida de divisão, ficando em segundo lugar no Grupo 1, atrás dos letões.