Sérgio Conceição recebe notícia desastrosa na manhã de sabado

Por:

//

Dragões perderam Stephen Eustáquio, Otávio e Bernardo Folha, tendo Marko Grujic ainda em dúvida. Sérgio Conceição vai ter de mexer no esquema habitual, podendo haver ‘surpresa’ no onze inicial já frente ao Vizela.

Sérgio Conceição tem em mãos um caso bicudo. O FC Porto está limitado em opções no meio campo e o técnico dos dragões vai ter de mexer (e muito) naquele que é o seu habitual esquema para os jogos.

Stephen Eustáquio, Otávio e Bernardo Folha ficaram todos indisponíveis para o jogo frente ao Vizela, no próximo fim de semana. O trio vai ficar de fora por razões diferentes.

Um desfalque pesado

Eustáquio e Otávio contraíram lesões na final da Taça da Liga. Os dois vão ficar de fora por algum tempo, falhando a receção ao Vizela… e o Clássico frente ao Sporting. Ambos serão a maior preocupação de Sérgio Conceição por causa da ausência prolongada.

A esta lista junta-se, ainda, Marko Grujic. O sérvio não joga desde a viagem a Guimarães, onde teve cinco minutos de jogo. Desde então, tem estado de fora por lesão e ainda é desconhecida qualquer previsão de regresso, não sendo esperado para a próxima jornada da I Liga.

Outro nome riscado, mas por pouco tempo, é o de Bernardo Folha. O jovem médio viu um cartão vermelho frente ao Marítimo na sua estreia no campeonato, manchando, não só a exibição, como também a folha onde Sérgio Conceição começava a desenhar a sua equipa.

No total, pelo menos para a receção ao Vizela, são quatro as ausências contadas no meio campo, havendo soluções em cima da mesa.

A solução à vista

O plantel do FC Porto não é vasto em opções, mas elas estão lá. Matheus Uribe, em condições normais, será o ‘patrão’ do meio campo, podendo ter de partilhar a posição com outro jogador menos rodado nesta época.

Num meio campo que passa de três para duas unidades quando Otávio não está disponível, André Franco é o primeiro nome das reservas que salta à vista. O jovem médio chegou nesta época ao Dragão, proveniente do Estoril, e ainda procura ter os minutos de jogo que teve noutras épocas. Em oito jogos, soma apenas 227 minutos, tendo apontado já um golo na I Liga.

Das opções disponíveis, deverá ser o primeiro a ser escolhido, isto porque sobram Bruno Costa e Vasco Sousa. O primeiro não fará mais parte dos planos de Sérgio Conceição, uma vez que foi afastado das escolhas a partir de 25 de novembro, após um empate frente ao Mafra na Taça da Liga. Já o segundo, ainda espera pela estreia na equipa principal, levando 1.838 minutos jogados pela formação dos dragões, a maioria na II Liga.

Com as baixas já apontadas, o FC Porto defrontará Vizela e Académico de Viseu, o último para a Taça de Portugal, antes de visitar o Sporting. Os dragões estão a oito pontos do líder Benfica, com o Sp. Braga ‘à perna’ e com a esperança que as baixas no meio campo não condicionem os próximos resultados.

About Sabatian

Sebastian Augusto é editor-chefe do Today News Sport, desde 2020, responsável pela curadoria de conteúdos para Portugal e Brasil. É especialista em no futebol da liga portuguesa. Realizou curso de SEO content e holístico com o jornalista brasileiro Igor Juan, correspondente do Metrópoles em Brasília e CEO do Jornal Correio do Interior.