O Sporting completou hoje uma reviravolta para se qualificar para os quartos-de-final da Liga Europeia de Andebol com uma vitória por 34-28 sobre os espanhóis do Bidasoa Irun, “superando” uma desvantagem de três golos na primeira mão.
No Pavilhão João Rocha, em Lisboa, bem apinhados e fortemente apoiados pelos adeptos ‘Leones’, os comandados de Ricardo Costa recuperaram da derrota por 30-27 no terreno do Irun, tendo Martim Costa e Salvador Salvador sido as chaves do triunfo.
Os dois laterais portugueses marcaram 10 e seis golos, respetivamente, muitos em momentos-chave do jogo, enquanto o defesa-central espanhol Jon Azkue foi o melhor marcador do Bidasoa Irun, também com 10 golos.
O Sporting começou o jogo com uma desvantagem de três golos desde a primeira mão, no reduto do adversário, e entrou a todo o vapor, com energia e raça para diminuir a diferença desde o início e logo fez o decisivo 4-1. abrir.
Os “leões” mantiveram-se concentrados para evitar a reação de Bidaso Irun e estiveram perto do empate, chegando a uma vantagem de seis golos (15-9) que os espanhóis rapidamente anularam com três golos seguidos.
O intervalo surgiu quando a equipa do Sporting venceu por 15-12 um adversário que substituiu muitos jogadores em campo, pelo que a segunda parte foi decisiva, dada a igualdade de golos no agregado dos dois duelos. ..
O domínio do Sporting manteve-se na segunda parte, mas nos primeiros 15 minutos não conseguiu “rematar” ao indicador e chegar a uma vantagem de dois ou mais golos no resultado geral, que conseguiu graças a dois erros grosseiros.
Salvador Salvador aproveitou estes erros para liderar por 26-21 a favor do Sporting, mas o ímpeto para a vitória só veio na terceira tentativa, quando, com a ajuda dos ferros e com outros erros de Bidasoa Irun, a equipa desportiva chegou 31. -25, faltando cinco minutos.
Apesar da reação final da formação basca, não foi suficiente para “roubar” a reviravolta e avançar para os quartos-de-final da segunda prova continental de andebol de clubes do Sporting, que venceu por 34:28 e é agora a única equipa portuguesa na concorrência.