Sporting prepara investimento milionário para chegar em novo patamar

Por:

//

Sporting prepara sucessão com nomes… pouco conhecidos

Internacional espanhol é cada vez mais pretendido por grandes clubes europeus e pode ser difícil segurá-lo para lá de janeiro.

Leões apostam continuidade até ao verão, mas já estão de olhos em novos nomes para render aquele que é um dos insubstituíveis de Rúben Amorim.

Asaída de Pedro Porro do Sporting é um dado praticamente adquirido. As últimas informações reveladas pela imprensa desportiva nacional davam conta de que Tottenham e responsáveis dos verde e branco estiveram reunidos para discutir a mudança do espanhol para Londres.

A ideia dos spurs é garantir Porro já neste mercado de janeiro, mas os verde e brancos prometem não facilitar a saída daquele que é um dos homens de confiança de Rúben Amorim. Os 45 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão são o valor necessário para levar Porro de Alvalade, mas o Tottenham não está nem perto desta quantia.

Mas, com o crescente interesse no defesa-direito espanhol, o Sporting já está, naturalmente, no mercado à procura de um substituto para Porro. Nas últimas horas, Pol Lirola, Sacha Boey e Max Aarons foram os três nomes apontados à sucessão do internacional espanhol. Mas o que podem estes três jovens dar ao Sporting e será que está à altura de substituir o hispânico?

Boey é uma promessa em crescimento

O primeiro nome a ser lançado pela imprensa internacional foi o de Sacha Boey. A cumprir a segunda temporada no Galatasaray, o camaronês, que tem naturalidade francesa, é, provavelmente, o nome que mais se assemelha ao perfil e estilo de jogo que vem sendo apresentado por Pedro Porro.

Em grande forma ao serviço do clube turco, Boye é, claramente, uma promessa em ascensão. Depois de ter dado nas vistas ao serviço dos franceses do Dijon, o lateral-direito rumou ao Galatasaray e não tem desiludido. Forte no capítulo defensivo, o defesa camaronês também se destaca na eficácia nos cruzamentos, que também é um ponto forte de Porro.

Lirola em fase descendente

O espanhol Pol Lirola foi outro dos nomes colocados na órbita do Sporting. Cedido ao Elche, o defesa-direito tem contrato com o Marseille, mas não tem tido vida fácil no clube da La Liga.

Após épocas de sucesso em Itália, onde vestiu as camisolas de Sassuolo e da Fiorentina, o jogador, de 25 anos, foi cedido ao Marseille, em 2020/21. A boa forma exibida em França levou o clube da Ligue 1 a avançar para a sua contratação definitiva no final dessa temporada desportiva.

Lirola foi muito utilizado em 21/22 no clube francês, tendo feito 49 jogos, mas acabou por rumar ao futebol espanhol, no verão passado. Porém, o defesa-direito enfrenta algumas dificuldades no emblema hispânico. Tem apenas um golo apontado em nove jogos, não sendo opção do Elche desde o início do Mundial’2022 por culpa de uma lesão.

No que a características diz respeito, Lirola é um jogador que se destaca pela grande capacidade de recuperação de bola, assim como na eficácia nos passes longos. Porém, perde para Porro e Boey na aptidão para cruzamentos tensos.

Max Aarons no radar dos grandes ingleses

De Inglaterra, chegou a informação de que o Sporting poderá estar interessado em Max Aarons. Atualmente a vestir a camisola dos ingleses do Norwich, que militam no Championship, o jovem, de 23 anos, é apontado como uma das promessas do futebol britânico.

Internacional jovem por Inglaterra, Aarons fez a formação entre o Luton Town e Norwich, clube que representa desde 2016. O lateral já foi inúmeras associado a uma mudança para grandes clubes ingleses, como o Liverpool, Tottenham ou Manchester United, mas a verdade é que continua a vestir a camisola dos ‘canaries’.

O inglês é o habitual titular do Norwich e destaca-se pela apetência para aparecer em zonas mais ofensivas. A velocidade é uma das características que lhe é mais elogiada, assim como a grande capacidade de cruzar, não tendo medo de procurar a área adversária de qualquer zona do ataque.

De entre as opções apresentadas, é a que apresenta um maior valor de mercado. Apesar de só ter contrato com o Norwich até junho de 2024, Aarons está avaliado em 18 milhões de euros. Boye vale, neste momento, 6,5 milhões de euros, ao passo que Lirola está na casa dos 3 milhões de euros.

Estes foram três dos nomes que foram associados à potencial vaga que vai ser deixada em aberto por Pedro Porro. Todos ficam em lista de espera, talvez para o próximo mercado de transferências no verão, mas a verdade é que podem avançar mais cedo do que o esperado.

About Sabatian

Sebastian Augusto é editor-chefe do Today News Sport, desde 2020, responsável pela curadoria de conteúdos para Portugal e Brasil. É especialista em no futebol da liga portuguesa. Realizou curso de SEO content e holístico com o jornalista brasileiro Igor Juan, correspondente do Metrópoles em Brasília e CEO do Jornal Correio do Interior.