Vídeo mostra momento exato que jogador do Benfica agride jogador do Sporting

Por:

//

Em comunicado, os leões realçam “necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem”

O Sporting considera esta segunda-feira que “há um erro técnico do VAR” no lance do segundo golo do Benfica durante o dérbi deste domingo, no qual se queixa de um fora de jogo.

“O jogo de ontem, frente ao SL Benfica, ficou marcado por uma decisão no final da partida onde a unanimidade da crítica afirmou que o golo do empate do adversário é irregular por bloqueio de um jogador encarnado em fora de jogo ao capitão leonino. Há, claramente, um erro técnico do VAR que não aplicou as leis de jogo, impedindo que a nossa equipa conquistasse os três pontos”, refere a equipa de Alvalade em comunicado.

Desse modo, o Sporting apresenta esse lance para “reforçar a necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem”.

Os leões estiveram a vencer a partida até ao minuto 90+4, quando João Neves fez o empate na sequência de um livre lateral. Na jogada, Florentino, aparentemente em fora de jogo, choca com Coates e o central dos leões cai. Com a igualdade, o Sporting ficou impedido de lutar pelo terceiro lugar, e consequente qualificação para as pré-eliminatórias da próxima edição da Liga dos Campeões, na última jornada.

“Apesar de a FIFA proibir a transmissão dos áudios em direto, em Inglaterra, na semana passada, o responsável máximo da arbitragem, o ex-árbitro Howard Webb, mostrou lances da jornada anterior e respetivos áudios na televisão, explicando as decisões do VAR e apostando numa maior transparência de todo o processo”, explica o clube.Assim, o Sporting pede uma solução: “A única forma de conseguirmos ter em Portugal uma arbitragem mais qualificada e profissional, é trilharmos um caminho pela transparência, onde seja conhecido o racional de decisões que afetam os clubes e a classificação final. Serem conhecidos os áudios do VAR é certamente um passo correto e de extrema importância nesse sentido.”

No comunicado, os leões admitem que a época ficou “aquém das expectativas” e que esta tomada de posição não tem a intenção de “desculpar” o facto de não terem atingido os objetivos.

“No entanto, existem decisões erradas e sem explicação racional que são prejudiciais para nosso futebol e neste caso em concreto falsearam a verdade desportiva do jogo”, refere.

Sporting e Benfica empataram este domingo a dois golos na penúltima jornada da I Liga. Os leões foram para intervalo a vencer por 2-0, com golos de Trincão e Diomande, mas as águias igualaram o resultado na segunda parte por Aursnes e João Neves.

Leia o comunicado na íntegra:

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD volta a reforçar a necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem. O jogo de ontem, frente ao SL Benfica, ficou marcado por uma decisão no final da partida onde a unanimidade da crítica afirmou que o golo do empate do adversário é irregular por bloqueio de um jogador encarnado em fora de jogo ao capitão Leonino. Há, claramente, um erro técnico do VAR que não aplicou as leis de jogo, impedindo que a nossa equipa conquistasse os três pontos.

Apesar de a FIFA proibir a transmissão dos áudios em direto, em Inglaterra, na semana passada, o responsável máximo da arbitragem, o ex-árbitro Howard Webb, mostrou lances da jornada anterior e respetivos áudios na televisão, explicando as decisões do VAR e apostando numa maior transparência de todo o processo.

A única forma de conseguirmos ter em Portugal uma arbitragem mais qualificada e profissional, é trilharmos um caminho pela transparência, onde seja conhecido o racional de decisões que afetam os clubes e a classificação final. Serem conhecidos os áudios do VAR é certamente um passo correto e de extrema importância nesse sentido.

Sabemos que esta foi uma época aquém das expectativas e não queremos, de forma alguma, desculpar o facto de não termos conseguido alcançar os nossos objetivos. No entanto, existem decisões erradas e sem explicação racional que são prejudiciais para nosso futebol e neste caso em concreto falsearam a verdade desportiva do jogo.

Agradecemos, ainda, todo o apoio demonstrado pelos Sócios e adeptos no dérbi, tendo sido inexcedíveis no papel de 12.º jogador.”

About Sabatian

Sebastian Augusto é editor-chefe do Today News Sport, desde 2020, responsável pela curadoria de conteúdos para Portugal e Brasil. É especialista em no futebol da liga portuguesa. Realizou curso de SEO content e holístico com o jornalista brasileiro Igor Juan, correspondente do Metrópoles em Brasília e CEO do Jornal Correio do Interior.

Fechar